segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Esfiha de chicória


Ultimamente tenho gostado muito de comer esfiha. Numa lanchonete daqui de perto tem umas ótimas, de frango e de carne.

Hoje eu tinha chicória na geladeira e precisava usar para não estragar. Pensei logo: esfiha. Aí veio o "problema": eu nunca tinha feito antes. Procurei um pouco pela internet e encontrei duas receitas, resolvi fazer a mais fácil (lógico!).

A receita que fiz é do tudo gostoso e tá aqui.

Mas, como (quase) sempre, eu não segui à risca.

Bom, fiz primeiro o recheio porque precisa usá-lo frio, acho melhor para manusear. Então refoguei metade de uma cebola no azeite, e pus a chicória picada (não muito pequena). Pus sal e pimenta-do-reino moída na hora e desliguei o fogo quando as folhas ficaram mais escuras.

Agora a massa: não pus as medidas tão corretamente, fui no olhômetro mesmo - mas as medidas que usei foram próximas.

Outra coisa, a receita do tudo gostoso não especifica se o fermento biológico é fresco ou seco, mas pelas instruções parece ser o fresco. Eu usei o seco e pus em sequência todos os outros ingredientes (açúcar, sal, água morna, óleo e farinha).

A farinha eu colocava um pouco, mexia e via se desgrudava da tigela. Quando desgrudou, parei de colocar.

Depois pus um pouco de farinha na bancada para não grudar, fiz as bolinhas e depois abri, recheei, fechei e pincelei com uma gema de ovo. Levei ao forno (200ºC, pré-aquecido) por quinze minutos e voilá:

Foto: Elaine Pinto

Foto: Germano Prado

Difícil foi fazer o formato, ficou cada um de um jeito, mas o importante é que ficou muito bom. E para acompanhar uma rodada de mate.

#BomApetite :)

Nenhum comentário: