sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vamos falar de Pizza!


Como assim ainda não falei de pizza? Pois é, uma das minhas paixões ainda estava ausente no blog. É que em relação à pizza eu só sei comer mesmo, todas as minhas tentativas de fazer uma massa fina e macia não foram lá muito bem sucedidas.

Apesar de os italianos não terem inventado este delicioso prato (vide wikipédia),eles é que a fazem melhor, não tem jeito mesmo. É como o futebol para nós, brasileiros. Os ingleses podem tê-lo inventado, mas nós fazemos melhor do que ninguém, rs.

Por aqui até tentei fazer uma pizza na frigideira, mas também não deu muito certo, não verifiquei o tempo com cuidado e a massa acabou não cozinhando muito bem. Enfim, acontece.  Mas, tem uma pizzeria aqui em Bari que é a preferida. É muito simples, barato e, claro, a pizza é ótima. Nem preciso dizer que já estou até conhecida de tanto que vou lá.

O lugar funciona da seguinte maneira: quando chega você vai até o caixa, escolhe a pizza no menu ao lado e paga. Você vai receber dois pedacinhos de  papel com um número (o mesmo número), um fica com você e o outro - que tem escrito o sabor da pizza - você coloca no balcão em frente ao pizzaiolo, ele faz de acordo com a ordem dos números. Se for comer por lá, é só se sentar na mesa que estiver disponível, mas se for levar para casa - que é o que fazemos com frequência porque está sempre cheio, salvo raras vezes - é melhor avisar no caixa.


E esse aviso para os clientes e diz o seguinte: pedimos aos clientes para deixarem a mesa liberada para quem acabou de pegar a pizza. Pedimos também para não deixarem a mesa suja após a refeição. Aos que solicitaram panzerotto* pedimos para deixar lugar aos que vão consumir pizza. Gratos pela colaboração.


E é exatamente assim, se você está bebendo alguma coisa e já terminou a pizza, se estiver muito cheio, vem alguém e pede para liberar o lugar. É compreensível, é um lugar pequeno nem todo mundo porta via, isto é, leva para casa. Fica no famoso largo Albicoca, na parte antiga da cidade, não tem erro, é fácil de encontrar.



Mas agora, vamos ao que interessa, as pizzas propriamente. Das muitas que já experimentei por aqui vou destacar duas: a pizza calabrese - que é com um salame bem picante; e a margherita - uma pizza simples com molho de tomate e queijo muçarela.


Pizzas: calabrese e margherita; cerveja Peroni.

Bresaola e Rúcula 
#Pizza, é sempre pizza. Eu simplesmente não resisto.Para acompanhar, nossa boa amiga Peroni, uma cerveja local, eu diria. Bem gostosa, vale um post só de cervejas, que eu tô devendo...

#BomApetite!

* Panzerotto parece um calzone porque é feito com a massa de pizza, é fechado e o recheio é o mesmo da pizza.

Nenhum comentário: